quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Olha, é a vida!


Eu estou um bocadinho triste, vá.
Só um bocadinho.
2009 é marcado por dois até três acontecimentos importantes na minha vidinha (mas o terceiro não digo). O primeiro refiro-me aos belos 11 meses de erasmus em Bologna, o segundo refiro-me às férias que não tenho. A minha mãe telefona-me do México a dizer que nunca provou água do mar tão quentinha e eu digo-lhe que não quero saber mais nada por favor.

Arranjei uma casinha de bonecas na Mouraria, lá pros lados de S. Cristóvão como diria o meu avô (e é mesmo). Tenho uma magnífica paisagem e um chão de madeira antiga e paredes azuis e vermelhas. Também tenho muitas escadas para subir até aqui, o que até é bom porque a trabalhar com horários como as pessoas grandes, é memso verdade que não se tem tempo para nada. "Ah vês, agora já percebes o que eu dizia! A vida custa a todos." Carralhos pá. O horário das 9 às 18h é um período diário de cronometragem, quero dizer, cada minuto passado é um alívio e uma vitória de sobrevivência. Às 17h59 faço o meu xixi de final da tarde, também para gastar alguma água do autoclismo e às 18h em ponto saio daquela porta com grades e dou um salto no ar, às vezes estou tão em êxtase por respirar ar puro que não olho para os lados e quase sou atropelada diariamente. Depois tenho a bela viagem de eléctrico, muito bonita para passear, não para tentar chegar a um sítio longínquo do local de trabalho. O eléctrico nesta altura está sobretudo cheio de italianos e avecs (acho sinceramente que os italianos este nao derrubaram os avecs em número) bronzeados e vermelhos de guias turísticos nas mãos e com ar saudável de férias. Matava-os a todos.

O meu maior desejo quando saio do tal estabelecimento prisionário é beber uma Super Bock fresquinha e absorver toda a pouca luz do dia que resta. Lisboa é bonita pá. Só vou para casa depois, já noite, subir as escadinhas que me farão bem aos glúteos, ver o misto de Zé Povinho + Gente estranha + Bêbedos + Famílias queridas + Velhinhos nas janelas + Turistas + Paquis da minha rua, subir mais escadas e casa. E já estou cansada e só me apetecia um sofá que não tenho e uma massagem no pescoço.

Vou ter muitas moradas de aluguer. Já começaram. E agora mais do que nunca tenho este pressentimentozinho que vão ser muitas muitas e eu vou ser deserdada mas amada na mesma pela família. Claro que tenho que começar a não trabalhar de borla e a exigir algum ordenado, mas por agora, olha é a vida. Mas eu vou-me esforçar para que a minha seja interessante, prometo.


Lisboa está bela e diferente e eu estou diferente em Lisboa e o contexto é diferente o de estar em Lisboa
Preciso de conhecer de novo Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário